09 gennaio 2007
Il tiramisú
Boas!
Deixo aqui uma prendinha para todos os amigos portugueses. A minha receita para o "tiramisú" oportunamente traduzida (e mal...mas não se queixem se não faço imediatamente delete, eheheh) para o português. Bom proveite a todos (façam muitas vezes e convidem para comer que o David é muito goloso desse doce):
Il Tiramisù
Ingredientes: 500 g de “mascarpone”[1], 80 g di açúcar, 4 ovos, 250 g de “savoiardi”[2] (ou seja palitos champanhe), 1 caneca de café forte (melhor se “espresso”), Marsala ou Vermut ao gosto[3], cacau amargo em pó ao gosto
Preparação:Bater as gemas com o açúcar até obter um creme branco e espumoso. Com uma colher de pau trabalhar o “mascarpone” até que fique um creme aveludado e sem grumos. Juntar ao “mascarpone”, assim trabalhado, as gemas com o açúcar, suavemente e amalgamando bem. Bater as claras com uma pontinha de sal; após estarem bem batidas juntar ao creme de gemas e “mascarpone” muito suavemente. Misturar o Marsala ou Vermut com o café a temperatura ambiente. Molhar os “savoiardi” ou palitos champanhe no café, rapidamente: não podem ficar muito secos, nem completamente ensopados. Estender no fundo da forma escolhida (quadrada ou rectangular) um estrato de bolachas, estender um estrato de creme. Repetir dessa forma até que o ultimo estrato seja de creme.
Polvilhar com o cacau amargo a gosto. Colocar no frigorifico mínimo 2 horas antes de servir.
IMPORTANTE:
Não açucarar o café: o creme e as bolachas são doces o suficiente.
Podem ser alteradas as doses das bolachas, do café e do licor (afinal há sempre alguém que gosta do doce com mais bolachas ou das bolachas bem molhadas no café etc.).
É preferível bater/trabalhar as gemas com o açúcar e o “mascarpone” a mão. As claras podem ser batidas com o batedor.
[1] O queijo para o tiramisú é o mascarpone e mais nenhum! O ideal é o mascarpone ser mesmo italiano (nunca se sabe pode existir algum mascarpone de duvidosa origem...).
[2] O ideal seria usar mesmo estas bolachas italianas, que se encontram em alguns hipermercados, no entanto, à falta disso usar os palitos champanhe (não, não são a mesma coisa garanto).
[3] O Marsala e o Vermut são dois licores italianos. Tem que ser usados para “perfumar” o café, ou seja em quantidade razoável. À falta desses dois licores um conhaque ou um whisky podem servir.
Iscriviti a:
Commenti sul post (Atom)
1 commento:
Obrigado pela receitas, mas ainda assim prefiro que sejas tu a faze-lo, dá menos trabalho, lol.
Bjs
DS
Posta un commento